quarta-feira, junho 23, 2010

Gálatas 1

1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),
2 E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
3 Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo,
4 O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,
5 Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.
6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
12 Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.
14 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
16 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue,
17 mapa Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
18 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.
19 E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.
20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.
21 Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia.
22 E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo;
23 Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía.
24 E glorificavam a Deus a respeito de mim.

3 comentários:

  1. Engraçado como nós, vez ou outra, insistimos em não acreditar na possível conversão de alguém, seja parente, amigo, conhecido, por achar difícil que tal pessoa aceite a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de sua vida.
    Mas a Bíblia nos dá uma surra com o exemplo de Paulo [ex-Saulo, como diria a mídia atual rs]. O currículo dele não apresenta muitos pontos positivos, a não ser seu conhecimento "acadêmico", digamos assim.
    O mais interessante na mudança de vida deste homem está no último versículo do capítulo, que mostra a profunda conversão de Paulo que passou de um assassino perseguidor da fé cristã para um cristão que com seu testemunho de vida levava outras vidas a glorificarem o nome de Deus.

    ResponderExcluir
  2. 10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

    Tem como colocar esse versículo no coração de muitos líderes?!?!??!?!?!?!?!, cara quanta verdade há nessas palavras cara! como mudariam as pregações, como Deus iria mover, pois ele teria a primazia dos cultos, e não pensaríamos somente em cultos "agradáveis". Meu Deus da-nos essa revelação!!!!

    ResponderExcluir
  3. As vezes "discutimos" com Deus, "mas Deus, Paulo te perseguia e mesmo assim o Senhor se manifestou ha ele, porque nao se manifesta a mim?". Na verdade Paulo buscava Deus de todo coração so que de uma meneira errada, tanto que na religiao dele ele era entendido, e buscava comprir tudo o que era lei para ele.
    "Buscar-meis e me achareis quando me buscardes de todo o coração" Jr 29:13

    ResponderExcluir